Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti

Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti

O espetáculo “Grupo Luceros Arte Flamenco dança Toninho Ferragutti” apresenta o vibrante resultado do encontro do Grupo Luceros com o músico e compositor Toninho Ferragutti, traçando a rota percorrida entre o flamenco tradicional e a expressão da brasilidade de seus componentes, num diálogo que abre novas perspectivas criativas e aliam a dança flamenca a diversas tendências artísticas.

É um Flamenco expressado com muita originalidade, com uma boa pitada brasileira, leve, singelo, mas muito envolvente e acima de tudo original.

Este espetáculo foi criado em 2009 e participou do Circuito Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. E até hoje por onde é apresentado deixa uma marca no público que realmente se surpreende com a vibração e a sintonia entre a música e dança.

O espetáculo permite uma releitura criativa e original do Flamenco, propondo que a batida forte e passional desta dança, seu sapateado, movimentação de quadris mãos e braços, vá ao encontro dos ritmos brasileiros, temperados com um pouco de alegria e tristeza, melancolia e euforia, na trilha musical criada com exclusividade pelo compositor.

O figurino, a coreografia e a música permitem que a dança flamenca continue em outro contexto. No palco estão os bailaores com suas saias, babados, flores, sapatos, botas, abanicos e castanholas, que dançam melodias que mesclam tango com a percussão árabe do flamenco, o clarinete do Choro, a Sanfona com os xotes, maracatus baiões e forrós

Bailarinos:

Alessandra Kalaf
André Pimentel
Priscila Grassi

Músicos:

Toninho Ferragutti – acordeom
Alexandre Ribeiro – clarinete
Roberto Angerosa – percussão
Zé Alexandre Carvalho – contrabaixo