Toninho Ferragutti e Bebê Kramer

Toninho Ferragutti e Bebê Kramer

Eu e o Bebê Kramer fomos convidados pela Luciana Pegorer, da Delira Música, para uma apresentação em duo na mostra chamada Reflexos, no início de 2011, que reuniu duos de instrumentistas do Brasil e do mundo. Logo depois desse encontro, o Gilberto Figueiredo nos convidou para participar de um projeto do SESC chamado Sonora Brasil, percorrendo todo o sul e sudeste do Brasil com shows que mostrassem um repertório de música contemporânea escrita para o acordeon.

Assim nasceu o nosso duo e, com ele, a vontade de gravar este CD para registrar o resultado desse encontro tão frutífero e prazeroso.

Eu sou do interior de São Paulo e o Bebê, do interior do Rio Grande do Sul. Vivemos hoje em grandes centros urbanos, eu na capital paulistana e o Bebê, no Rio de Janeiro. Nossos perfis musicais e rotinas são muito parecidos: gravamos, acompanhamos diversos artistas, tocamos na noite, dividimos o dia compondo, estudando e produzindo nossa carreira artística, sempre com o pé na estrada. E isso tudo reflete muito na nossa música e na nossa maneira de tocar.

O repertório deste CD é todo autoral e foi gravado no Estúdio Arsis, do nosso querido Adonias Júnior, em maio e junho deste ano. Chamamos a Laura Del Rey pra fazer a arte e a Cinthia Camargo pra fazer a gravura da capa. O Guinga, amigo querido de ambos, escreveu o lindo texto de apresentação que está aqui no encarte. Vieram, então, meus amigos Gisella Gonçalves e Fernando Grecco, do selo Borandá Música do Brasil, e cá estamos borandando

O acordeon, a sanfona (como ele é chamado no nordeste) ou a gaita (como ele é chamado no sul) é parte importante da nossa cultura musical e a maneira de tocar do acordeonista brasileiro é certamente uma escola e uma opção para muitos acordeonistas do mundo todo. Esperamos, sinceramente, que o nosso CD esteja à altura disso tudo.

Toninho Ferragutti

REPERTÓRIO

1. Na Sombra da Asa Branca (Toninho Ferragutti)
2. Caminante (Bebê Kramer)
3. Choro da Madrugada (Toninho Ferragutti)
4. Choro Esperança (Bebê Kramer)
5. Como Manda o Figurino (Bebê Kramer)
6. Forró Classudo (Toninho Ferragutti)
7. Mestre Paulo (Bebê Kramer)
8. Negra (Toninho Ferragutti)
9. Outra Valsa (Bebê Kramer / Guto Wirtti)
10. O Sorriso da Manu (Toninho Ferragutti)
11. Pano pra Manga (Bebê Kramer)
12 . Suite Retratos – Primeiro movimento (Radamés Gnatalli)
13 – Chôro de Cordel (Sivuca)
14 – Ponta Pé
15 – Disfarçado
16 – Um tom pra jobim

[CULTURA - 8]  DIARIOS/CULTURA/1_MATERIAL ... 12/12/11